Beta alanina – O que é, benefícios, como tomar


A beta-alanina é um aminoácido não essencial produzido naturalmente nas células musculares e é de fundamental importância para os praticantes de atividades físicas, uma vez que está diretamente relacionada com a redução do esgotamento físico. O aminoácido é encontrado nas fibras musculares de contracção rápida, sendo necessário para inibir a ação acidificante do hidrogénio (H+) e evitar que o nível do pH muscular caia a ponto de provocar o esgotamento físico, o que faz o atleta parar o treino.
O que acontece é que quando nos exercitamos de maneira intensa, nossas principais reservas energéticas como o ATP, os produtos glicolíticos, a creatina fosfato, entre outros, são utilizados e são transformados em metabólitos intracelulares tais como: ADP, AMP (AMPc), fosfato e os íons de hidrogênio provenientes de diversas substâncias, como o ácido lático. É esse íon um dos responsáveis pela fadiga muscular, que tanto interfere no nosso desempenho físico.

Outro benefício que está relacionado a suplementação com beta-Alanina é a maior produção de carnosina, um dipéptido presente no músculo e no cérebro, fundamental para o bom funcionamento dos mesmos, principalmente em situações de esforço. Quanto maior os níveis de carnosina, melhor será o desempenho físico durante os exercícios.
O aumento dos níveis de carnosina também melhora a contração muscular. Essa substância estimula a liberação do cálcio, um dos elementos fundamentais para a contração muscular, permitindo assim uma maior entrada do mesmo nas células musculares, promovendo uma contração mais eficiente e otimizando a prática do exercício.
De acordo com nutricionistas, a suplementação com beta-Alanina aumenta os níveis de energia, melhora a capacidade de trabalho, diminui a fadiga muscular, prolonga a duração dos treinos e promove o aumento da massa muscular, favorecendo assim um aumento da condição física e uma melhor performance. Apesar de não haver um consenso quanto a melhor forma de tomar o suplemento de beta alanina, pesquisas mostram que cerca de 6,4 g por dia do aminoácido é capaz de aumentar em cerca 60% o conteúdo de carnosina intramuscular após 4 semanas de suplementação.
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão