Há uma série de fatores que contribui para hipertrofia muscular, a correta suplementação protéica é uma delas. No entanto, não é apenas de proteína que o músculo precisa para aumentar de tamanho, mas também de carboidrato, repouso, entre outros. Assim como todas as demais substâncias vitais para o bom funcionamento do organismo, as proteínas também são necessárias em uma determinada quantidade e quando esse valor é ultrapassado, os resultados apresentados não são os esperados. Isso ocorre pois o corpo não possui capacidade de estocar aminoácidos, unidades formadoras da proteína, e todo o excesso que é recebido elo organismo recebe dois destinos básicos: oxidação para geração de energia, quando o corpo é estimulado; ou transformação em gordura e deposição no tecido adiposo.
De fato, quem pratica atividade física necessita de mais proteína, principalmente para quem pratica musculação. Pesquisas mostram que são necessários em torno de 1,6 até 2,0 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Assim, para uma pessoa que pesa 70kg, por exemplo, a ingestão de proteínas deve ser até 140g por dia. Quando esse valor exceder, certamente um dos destinos citados acima será utilizado, a depender do ritmo de vida individual. Nutricionistas explicam que o ideal é estimular ao máximo a síntese protéica muscular com fontes de proteína natural em toda refeição feita durante o dia.
Para quem busca a hipertrofia muscular e treina pesado na academia, o ideal é consumir cerca de 20 g de proteína em cada refeição. De uma forma geral, os aminoácidos essenciais potencializam os efeitos proporcionados pelas proteínas, portanto proteínas animais como as presentes no leite e derivados, ovo de galinha, carne bovina, frango, peixe, carne de porco, cabra, podem e devem fazer parte do seu cardápio. Quando há impossibilidade da utilização desses alimentos, seja por dificuldade de transporte ou falta de tempo, pode-se recorrer a suplementos protéicos, desde que devidamente orientado por um profissional.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário