A Microsoft não ficou de braços cruzados após as acusações feitas pela Google sobre sua forma de aquisição de patentes. A empresa por trás do buscador afirmou que as aquisições feitas por companhias como a Apple, Oracle ou a Microsoft tinham o único objetivo de encarecer os telefones Android e retardar sua inovação.
Estas acusações foram feitas por David Drummond , vice-presidente sênior e chefe da equipe jurídica da Google, no blog da empresa. Inicialmente, Drummond chegou a falar de uma “campanha hostil organizada pela Microsoft, Oracle, Apple e outras empresas” levada a efeito com patentes “enganosas”.
Por sua vez, a Microsoft decidiu responder à Google. Especificamente, através de Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft, e Frank Shaw, chefe de comunicação da empresa. Ambos usaram o Twitter usado para dar suas respostas.
Smith disse a Microsoft propôs à Google “adquirir em conjunto” as patentes da Novell (uma das razões que desencadeou a disputa) e “disseram que não”.
Enquanto isso, Shaw se dirigiu a Drummond em vários tweets. No primeiro deles, deu um “conselho gratuito”: falar com Kent Walker (vice-presidente sênior e conselheiro geral da Google) “antes de blogar”.
Em seguida, anexou uma captura de tela de um e-mail escrito por Walker em que ele pediu desculpas porque, depois de falar, ponderou que “uma compra conjunta não seria aconselhável” para eles, embora tenha apreciado o contato feito com sua companhia.
Estas mensagens fizeram com que Drummond atualizasse seu post no blog da Google. Ele explica que é “óbvio” o motivo deles rejeitarem a oferta da Microsoft. Segundo ele, o objetivo seria evitar que os fabricantes de celulares Android possam vir a ter acesso a patentes que poderiam ser usadas para se defender de seus ataques.
“Uma aquisição conjunta de patentes da Novell que desse a todos os envolvidos uma licença, removeria qualquer proteção que essas patentes poderiam oferecer ao Android contra ataques da Microsoft e seus parceiros envolvidos nesta proposta”, disse Drummond.
Mas a disputa não termina aqui. Antes destas novas alegações, Frank Shaw respondeu novamente à Google.
“Oferecemos à Google uma oportunidade de se associarem a nós para adquirirmos as patentes da Novell, e disseram que não. Por quê? Porque queriam comprar algo que poderiam usar para se impor sobre alguém. Portanto, se aliar com os outros e reduzir a responsabilidade por patentes na indústria não é algo que eles queriam ajudar a fazer”.
Até agora não houve resposta da Google. O que está claro é que essa polêmica não está fazendo bem qualquer das empresas. Lembra aquelas trocas de declarações entre artistas exaustivamente exploradas por programas televisivos de gosto duvidoso.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário