Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominalSeparamos algumas explicações sobre a concordância verbal e nominal. (Foto: Divulgação)
Atualmente, muitas pessoas estão com dificuldade de aprender certas matérias na escola, principalmente português e matemática. Para te ajudar a se informar mais um pouco sobre os assuntos tratados no colégio, nós separamos algumas informações e explicações do que é concordância verbal e nominal.

Sobre a concordância

O termo concordância refere-se ao uso correto das palavras no que diz respeito ao alinhamento da colocação na frase ou no texto. Assim, “cabe dez” ou “cabem dez”. Outros exemplos: “Pedro ou Paulo será ou serão presidente um dia”.
Diante dessas expressões podemos notar que um adjetivo pode variar em número e gênero. Sendo assim, ele tem que sempre estar de acordo com o substantivo. Portanto, “nós vai” não existe. Tome cuidado com esse tipo de erro já que eles são bastante notados e podem prejudicar a nossa imagem.

Concordância Verbal

Como o próprio nome já diz, concordância verbal está ligada ao verbo e esse precisa ter uma relação correta com o sujeito. É preciso analisar se o sujeito está no plural ou singular e também em que pessoa (primeira, segunda ou terceira).
Exemplo: “Os jogadores da seleção brasileira desembarcaram em Brasília para comemorar o título mundial”.
Os jogadores: sujeito (3ª pessoa)
Desembarcaram: verbo (plural)

Concordância Nominal

A concordância nominal estabelece relação entre o substantivo e seus termos, tais como o adjetivo, numeral, pronome e artigo. Parece difícil, mas é necessário respeitar sempre o gênero (masculino e feminino) e o número (plural e singular).
Exemplo: “Encontramos um jovem e um homem preocupados”.
Preocupados: Adjetivo (plural de acordo com a frase inteira).
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão