A estação espacial SkyLab foi o maior objeto a cair na Terra
O que é lixo espacial?
Lixo espacial ou detrito orbital é qualquer objeto feito pelo homem , em órbita sobre a Terra que já não serve a um propósito útil.Quais são os exemplos de lixo espacial?
Estágios superiores de veículos de lançamento, operadores de cargas múltiplas, detritos intencionalmente liberados durante a separação da espaçonave de seu veículo de lançamento ou durante operações de missão, detritos criados como resultado de explosões de naves espaciais ou colisões, efluentes sólidos de motores de foguetes, pequenas camadas de tintas liberadas por estresse térmico ou colisão.Qual a quantidade de lixo espacial há na órbita da Terra?
Mais de 22 mil objetos maiores do que 10 centímetros são atualmente monitorados pela Rede de Vigilância Espacial dos EUA. Apenas cerca de 1.000 destes representam espaçonaves operacionais. O resto são escombros orbitais. A população estimada de partículas se situa entre 1 e 10 centímetros de diâmetro , somando aproximadamente 500.000 objetos. O número de partículas menores que 1 centímetro provavelmente excede dezenas de milhões.Detritos orbitais são distribuídos uniformemente sobre a Terra?
A maioria dos detritos orbitais residem dentro de 2 mil quilômetros da superfície da Terra. Dentro desse volume, a quantidade de detritos varia significativamente com a altitude. As maiores concentrações de detritos são encontradas perto de 800 a 850 kmQual a velocidade do lixo espacial?
Em órbita terrestre abaixo de 2 mil quilômetros, o círculo de detritos orbitais viaja a velocidades de entre 7 a 8 km por segundo. No entanto, a velocidade de impacto médio de detritos orbitais com outro objeto espacial será de aproximadamente 10 quilômetros por. Consequentemente, as colisões, mesmo com um pequeno objeto envolverá energia considerável.A Estação Espacial Internacional está protegida contra lixo espacial?
A Estação Espacial Internacional, ou ISS, é a nave espacial mais fortemente blindada que já voou.Componentes críticos tais como os compartimentos habitáveis e reservatórios externos de alta pressão, normalmente serão capazes de suportar o impacto de detritos tão grandes quanto 1 cm de diâmetro. A ISS também pode manobrar para evitar objetos rastreados. A ISS executa uma manobra anti-colisão, uma vez por ano em média.Quanto tempo o lixo espacial permanece na órbita da Terra?
Quanto maior a altitude, mais tempo os detritos orbitais permanecem na órbita da Terra. Detritos deixados em órbitas abaixo 600 km normalmente caem de volta à Terra dentro de alguns anos. Em altitudes de 800 km, o tempo de decaimento orbital é muitas vezes medido em décadas. Acima de 1.000 km, o entulho normalmente continuará circulando a Terra por um século ou mais.A reentrada de lixo espacial é um risco para pessoas e propriedades na Terra?
Uma quantidade significativa de detritos não sobrevive ao forte aquecimento que ocorre durante a reentrada. Componentes que sobrevivem são os mais propensos a cair nos oceanos, outros corpos de água ou em regiões pouco povoadas, como a Tundra canadense, o Outback australiano, ou a Sibéria, na Federação Russa. Durante os últimos 50 anos uma média de 1 objeto catalogados ou pedaço de lixo espacial caiu de volta à Terra a cada dia. Nenhum ferimento graves ou dano material significativo provocado pela reentrada de detritos foi confirmado.O que pode ser feito sobre o lixo espacial?
Atualmente, a ação mais importante é evitar a criação desnecessária de detritos orbitais adicionais. Isto pode ser feito através de um design planejado do veículo e suas operações. A limpeza do ambiente espacial continua a ser um desafio técnico e econômico que está sendo investigado pelos Estados Unidos e outros países.Qual é a política dos EUA sobre o lixo espacial?
Desde 1988 a política oficial dos Estados Unidos tem sido a de minimizar a criação de novos detritos orbitais. A mais recente Política Espacial Nacional (28 de junho de 2010) contém uma seção intitulada “Preserve o Meio Ambiente do Espaço” que aborda a diminução de detritos orbitais para tanto o termo próximos, quanto a longo prazo. Em 2001 os Estados Unidos adotaram um conjunto de medidas para as agências e departamentos governamentais, chamado “práticas de mitigação de detritos orbitais padrão”. Essas práticas padrão se tornaram a base para o desenvolvimento de diretrizes internacionais de mitigação orbital detritos.[Mitigação = diminuição, abrandar, tornar mais ameno]
Existem outros países com orientações sobre o lixo espacial?
Sim, Rússia, China, Japão, França, e a Agência Espacial Europeia tem emitido orientações para mitigação orbital de detritos. Além disso, em 2007 as Nações Unidas, através da sua Comissão para o Uso Pacífico do Espaço Exterior, criou um conjunto de diretrizes de mitigação de detritos orbitais.Onde posso ler mais sobre o lixo espacial?
Visite o site da NASA, na seção sobre detritos orbitais: www.orbitaldebris.jsc.nasa.govAlguém criou lixo espacial de propósito?
O teste da Arma anti-satélite (ASAT) chinesa, em 11 de Janeiro de 2007 foi, talvez, o principal incidente histórico envolvendo detritos orbitais. Como resultado, houve a criação de mais 1.600 pedaços rastreáveis (aproximadamente do tamanho de uma bola de golfe, ou maiores), após dois meses de o teste ter decorrido, de acordo com o Programa de Detritos Espaciais da NASA.Estima-se, também, que resultou em mais de um milhão de pedaços com 1 mm ou maiores e mais de 35.000 peças com 1 cm ou maiores. Este evento foi mais significativo que outros testes de arma anti-satélite, em que a área ocupada pelos detritos, encontrando-se num plano orbital mais distante do planeta, resultam na fuga de órbita num período de 35 anos ou mais.
Em Junho de 2007, o satélite Terra, da NASA, foi o primeiro a alterar a sua posição, com o objetivo de prevenir impactos.
Fotos de lixo espacial
Esfera que caiu na África do Sul
Buraco causado por um detrito espacial no satélite SolarMax.
Tanque de um foguete Delta II que caiu no Texas em 1997
Detrito composto de óxido de alumínio, sub-produto de combustíveis sólidos
Módulo PAM-D de um foguete classe Delta II, encontrado na Arábia Saudita.
Concentração da maior parte dos objetos espaciais em órbita próxima à Terra (os detritos não estão em escala com o planeta).
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário