
Mais um teste rápido e que pode livrar os bebês de doenças muito ruins como o caso da cegueira. Mais de 30 mil crianças acabam sendo afetadas pela cegueira devido à alta incidência de rubéola nas mulheres grávidas o que causa infecção congênita nos recém nascidos e os médicos nem percebem, por esta razão é necessário o “Teste do Olhinho”.
Muitas pessoas desconhecem este exame tão simples e que pode prevenir a cegueira caso seja detectada alguma infecção na hora do nascimento e for tratado rapidamente.
O Exame
O Teste do Olhinho é muito simples de ser feito e indolor porque é feito por um oftalmologista através de um oftalmoscópio e não causa nenhum efeito colateral para a criança e ainda pode salvá-la de ficar cega. Através do Oftalmoscópio é utilizada uma fonte de luz e o médico observará o reflexo que vem da retina que deve ser vermelho, laranja ou amarelo a ausência destas cores é sinal de algum problema e a criança será encaminhada ao Oftalmologista para as providências cabíveis.O teste do olhinho também é chamado de exame do reflexo vermelho e tanto quanto o teste do pezinho é muito importante ser feito nas primeiras 48 horas de vida inclusive em crianças prematuras.
Algumas outras doenças podem ser detectadas através do “Teste do Olhinho” como:
- Retinopatia da prematuridade
- Catarata
- Tumor intra-ocultar
- Glaucoma
- Infecções transmitidas pela mãe além da rubéola, a herpes, sífilis e toxoplasmose
- Cegueira infantil
- Traumas de parto

Este teste traz muito mais tranqüilidade para os pais e é realizado em menos de cinco minutos.
Este “Teste do Olhinho” já é obrigatório em todas as maternidades e hospitais de São Paulo e é feito ainda na sala de parto.
Este procedimento vai reduzir o crescimento da quantidade de deficientes visuais em São Paulo.
A prevenção ainda é o melhor remédio e nossas crianças merecem crescer sadias.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário