- A primeira dica é na hora de comprar os ingredientes para a ceia de Natal. Na hora em que estiver planejando a ida ao mercado, faça uma lista com tudo o que realmente irá precisar, para que quando você chegue lá não compre coisas a mais e desperdice mais tarde. Além disso, prefira comprar coisas a granel, pois utilizam apenas uma embalagem, não havendo assim um acúmulo de lixo no final. Mas se o que você desejar comprar só estiver á venda individualmente, prefira aquela opção em que a embalagem poderá ser reutilizável ou que seja feita de material reciclado. No caso das bebidas, as mais indicadas são as que vêm em vidros e podem ser retornáveis.
- Na hora de levar tudo para casa, evite usar sacolas de plástico, que poluem o meio ambiente e demoram milhões de anos para se decompor. No lugar dela utilize a sua sacola de pano, ou caixas de papelão, que poderão ser utilizadas de novo quando você for ao supermercado novamente.
- Prefira os alimentos orgânicos
- A Ceia de Natal tem a tradição de utilizar o bacalhau, porém eles estão ameaçados de extinção. Por essa razão na hora de comprar um peixe, procure outros tipos, assim você continua utilizando-os em sua ceia, mas ajuda a preservar os animais.
- Evite utilizar pratos, copos, talheres, toalhas e guardanapos descartáveis. Neste caso use utensílios de vidro, pano e no caso dos talheres, aqueles de metal. Desta forma você não irá jogar fora tantas coisas que podem poluir o meio ambiente.
- Na hora em que sua ceia acabar, veja toda a comida que restou e veja se ela não poderá ser reaproveitada, para fazer outros pratos deliciosos, assim você não desperdiça os alimentos, ou então porque não oferece a pessoas que não tiveram chance de saborear uma boa ceia de Natal, não é mesmo?
- Tudo aqui que sobrou como as garrafas, caixas, embalagens, papéis e até latas, deverão ser devidamente separadas e colocadas em coletores específicos para cada tipo de produto.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário