
A partir de 2011, a entidade máxima do futebol brasileiro vai incorporar os títulos, que foram reconhecidos como campeonatos nacionais, na pontuação do ranking . Disputados entre 1959 e 1970, essas competições antecederam a criação do primeiro Campeonato Brasileiro, que foi realizado em 1971.
Por conta dessas mudanças e do seu desempenho ao longo dos últimos anos, o Santos, de Neymar e Ganso, ficou com a primeira posição do ranking nacional. Despistando o péssimo momento vivido pelo clube na temporada de 2011, o Palmeiras, que também foi beneficiado por conta da medida da CBF, subiu muitas posições e ficou com o segundo lugar, logo atrás do clube santista. Em terceiro, o Vasco entra no pódio do ranking de 2011 por causa da boa atuação da equipe em todas as competições que participou neste ano.
Critérios de pontuação
Para contabilizar os pontos no ranking, a Confederação Brasileira de Futebol adotou as seguintes medidas:- no Campeonato Brasileiro e a antiga Taça Brasil e de Prata: os campeões da série principal levam 60 pontos, os vices ficam com 59, os terceiros colocados levam 58 e assim sucessivamente. A atuação das equipes em campeonatos das outras Séries (B, C e D) também são transformadas em pontos conforme a importância da competição no país.
- na Copa do Brasil: o campeão deste torneio leva 30 pontos, enquanto que o vice fica com 20. As equipes que conseguem chegar até as fases finais também contabilizam alguns pontos no ranking.
Confira os 10 primeiros do ranking da CBF
1. Santos2. Palmeiras
3. Vasco
4. Grêmio
5. Flamengo
6. Corinthians
7. Cruzeiro
8. Internacional
9. São Paulo
10. Atlético-MG
Clique aqui e veja o ranking completo
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário