Proibição a emagrecedores no Brasil – Anvisa

Após determinação expressa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, três inibidores de apetite, conhecidos popularmente como emgrecedores, derivados de anfetaminas: anfepramona, femproporex e mazindol, foram proibidos. De acordo com a recomendação da Agência, os produtos deveriam ser retirados das prateleiras até esta semana, mas é preciso que os consumidores também tomem conhecimento dos riscos que estas substâncias trazem a nossa saúde. No caso dos medicamentos à base de sibutramina, não houve nenhuma restrição em relação a estes na ocasião, sendo que o mesmo passará a ser prescrito mediante apresentação de um termo de esclarecimento assinado pelo paciente.
A proibição foi fudamentada no fato de que os riscos que os remédios que contêm os derivados de anfetaminas proporcionam, são bem maiores que os benefícios. Entre os possíveis prejuízos que podem ser ocasionados pelos mesmos, estão problemas cardiopulmonares e no sistema nervoso central.

Em relação a sibutramina, em nota, a Anvisa explica que a droga aumenta a saciedade e é um dos principais substâncias utilizadas para pessoas no tratamento da obesidade. Entretanto, desde o início do ano, um maior controle de prescrição e venda no país após ser demonstrado que o uso contínuo do mesmo pode aumentar o risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral-AVC.
Assim, a indicação destes produtos mostra maior eficácia para obesos sem histórico de doenças cardíacas, pacientes com diabetes, mulheres com ovários policísticos e aqueles com hepatite não alcoólica. Além disso, para pacientes que não responderam em quatro semanas ao tratamento com esta substância é recomendada a interrupção do uso do medicamento.
Após a nova determinação, os médicos e pacientes devem assinar um termo de esclarecimento, no qual o paciente confirma que recebeu todas as informações necessárias sobre o uso e indicação do remédio. Todavia, é de responsabilidade dos médicos, reportar qualquer tipo de efeito colateral decorrente do uso deste remédio à Anvisa.
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão