A cada ano muitos estudantes buscam oportunidades de iniciar uma faculdade na área escolhida, mas nem todos possuem condições financeiras de arcar com todos os gastos que uma graduação traz. Pensando nessas pessoas, o governo criou o ProUni, que funciona como uma ajuda financeira para quem não possui condições, sendo uma espécie de bolsa de estudos.
Prouni nesse ano de 2012, com certeza está liga no site do MEC, isso porque os resultados estão sendo todos apresentados lá. (Reprodução)Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) já publicou a portaria que define as regras para o ProUni 2012. A portaria contém informações importantes para todos os candidatos. Saiba mais detalhes no decorrer do artigo.
Informações e Datas do ProUni 2012
As inscrições para o ProUni 2012 vão do dia 14 a 19 de janeiro de 2012 e, poderão ser feitas através do Portal do ProUni. Dentre todas as regras, o responsáveis estipularam uma nota mínima para que os estudantes possam concorrer as milhares de bolsas do ProUni, que é de 400 pontos na somatória das provas do Enem 2011, além de não ter zerado a prova de redação. Além desse, outro quesito é que o candidato deverá ter estudado em escola pública, caso tenha estudado em escola particular, que tenha sido na condição de bolsista.Para se inscrever, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Caso você necessite recuperá-la, acesse a página do Inep. Ao recuperar o número de inscrição e senha do Enem 2011, o candidato já estará apto para acessar o sistema de inscrição do ProUni 2012. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o seu número de CPF.
A bolsa será destinada à candidatos de acordo com a sua nota no Enem 2011, mas além disso, a vaga só será garantida após o estudante comprovar sua condição através de toda documentação exigida. Toda lista da documentação está disponível na portaria publicada pelo MEC.
Visando o aperfeiçoamento dos professores, o Governo Federal autorizou que os professores de rede pública possam se inscrever no ProUni, respeitando apenas o quesito que os cursos escolhidos sejam de licenciatura ou pedagogia. Ainda de acordo com a portaria publicada, para se ganhar uma bolsa integral do ProUni, o candidato terá que ter uma renda máxima de um salário mínimo e meio, e para concorrer a bolsas parciais, a renda máxima permitida é de três salários mínimos, como já citados no começo do artigo. Pessoas indígenas, pardas, negras e com algum tipo de deficiência devem pleitear bolsas referentes a “ações afirmativas”.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão











0 comentários:
Postar um comentário