Ipẽ um novo jeito para decorar o seu jardimConhecido como a cor dourada do Brasil, ele é encontrado em todas as regiões do país, e sempre chama a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Tipos Diferentes de Ipê
Cientificamente existem cerca de doze tipos de ipês com flor em tons amarelos espalhados pelo país. Entretanto, eles não são encontrados em todas as regiões do do país como nos estados do Sul, a Tabebuia serratifolia predomina no restante do território nacional, enquanto a Tabebuia alba ocorre principalmente do Paraná ao Rio Grande do Sul.Como Plantar o Ipê em Casa
1 - Primeiro é preciso um solo úmidos, profundos e com boa drenagem. Entretanto, o clima é fundamental, é preciso que a temperatura seja predominantemente entre os e 13 e 23 graus, para que ela possa crescer e florescer, o que em média acontece a parti dos ters anos, depois do plantio2 - O ipê-amarelo não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Recomenda-se associar seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro.
3 - As covas, vão depender do tamanho da muda, porém, normalmente, deve ter entre 20 x 20 x 20 centímetros, ou as covas podem ser abertas com 40 x 40 x 40, no caso de plantas mais altas. Deixe espaçamento de 3 x 3 metros entre linhas. Em alamedas, aumente a distância para 5 x 5 metros.
4 - Sua reprodução é um processo que se inicia quando a árvore atinge três anos de idade, florescimento. A espécie precisa de um agente polinizador para se reproduzir, e este é o vento, ou e a abelha que os seus principais responsáveis pela dispersão do pólen das flores.
Vídeo sobre o Ipê Amarelo
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão











0 comentários:
Postar um comentário