A estrutura óssea do pé é composta de diversos ossos
Olhamos o nosso pé e muitas vezes não imaginamos que o mesmo está
cheio de ossos espalhados, assim como o nosso corpo todo, até que a
gente dá uma topada na beirada da cama e quebra a 3ª falange (distal),
daí você se pergunta de onde é que ela sai porque você nunca a viu ali.Pois bem, seja como for, os ossos dos pés são de suma importância para que a gente consiga andar, nos mantermos em pé. O nosso pé é dividido em três etapas: tarso, metatarso e falanges.
Alguns Nomes dos Ossos dos Pés
Ossos do tarso: os ossos são classificados em sete e em duas fileiras: a distal e a proximal. Na fileira distal a gente tem: cuboide, navicular, cuneiforme lateral, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio). Já na fileira proximal encontramos: calcâneo (túber do calcâneo) e Tálus (tróclea). Para quem não sabe onde se localiza o tarso, o mesmo é a parte superior dos mamíferos.Ossos do Metatarso: tem sua configuração constituída por 5 ossos metatarsianos que tem sua numeração cravada no sentido medial para a lateral em I, II, III, IV, V e correspondem aos conhecidos dedos do pé, sendo que o primeiro é denominado de hálux e o quinto denominado de mínimo. São considerados ossos longos e apresentam uma epífise proximal que é a base, e uma epífise distal que é a cabeça do mesmo.
E por fim, os dedos do pé: que apresentam no total 14 falanges: do 2º ao 5º-> 1ª falange proximal, 2ª falange média e 3ª falange distal. Já no hálux temos-> 1ª falange proximal e 2ª falange distal.
Vídeo sobre Ossos dos Pés
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário