Como são feitos e calculados os reajustes dos alugueis

reajuste-aluguel 
Muitos brasileiros ainda hoje vivem de casas de aluguel. Contudo, ficam sempre com muitas duvidas quando o assunto é o reajuste que o mesmo sofre, subindo um pouco a cada ano. Desde o ano de 2009, quando houve uma queda, esses valores têm sido cada vez menores. Para saber o que fazer com o seu reajuste, a primeira dica é dar uma olhada no contrato e ver qual o índice que será usado para que o reajuste seja então calculado.

Normalmente, é comum que os reajustes sejam anuais somente. Índices como IPC que é medido pela Fipe e também o INPC que é medido pelo IBGE também podem ser usados para parâmetros. Há ainda contratos que escolhem dois ou até três itens, especificando que valerá aquele que for maior no momento.
Veja um modelo de recibo de adiantamento de aluguel
O reajuste tem como normalidade acontecer uma vez por ano, sempre no mesmo mês em que o contrato fora assinado.
Outra dica importante é que você, consumidor e locador do imóvel fique sempre de olho no índice que está sendo divulgado pela mídia, assim você consegue acompanhar de perto, sabendo o índice usado e ver se o calculo esta sendo de maneira correta. O percentual utilizado nada mais é do que o acumulo de 12 meses de inflação. Exemplo: se você teve o seu reajuste em novembro, provavelmente terá o valor reajustado pelo IGP-M até o mês de outubro.
Cálculo simples
Para calcular para quanto será seu aluguel é muito simples: comece com o numero 100 e some a ele o número do IGP-M. depois, multiplique o numero encontrado dessa soma pelo valor do seu aluguel atual. Tendo feito isso, divida por 100 e chegará ao novo aluguel a ser cobrado. Exemplo: se alguém pagava R$ 500 reais de aluguel e o IGP-M for de (-172%), passará a pagar R$ 491,40.

Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:
,

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão