Saiba como surge e qual a diferença entra meningite viral e a causada por bactérias
Primeiro você sabe onde se localiza as meninges e que são? As
meninges são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A
inflamação dessas membranas é a meningite.
Bactérias, vírus e fungos, quando atingem as meninges, causam
inflamação, que pode se espalhar por todo o sistema nervoso central.A doença pode surgir pelo uso constante de drogas e também derivar de outras doenças como leucemia, mas são casos mais raros. A meningite bacteriana, é aquela causada por bactéria, os meningococos A, B, C; os pneumococos e o haemófilus B.
Características da Doença
A doença se caracteriaza por dor de cabeça, febre, vômitos, manchas arroxeadas pelo corpo, queda do estado geral. Os sintomas também podem aparecer juntamente ou isaoladamente, o que dificulta que a pessoa perceba que está doente. Normalmente, seu diagnóstico é feito pelo exame clínico e coleta e análise do ‘liquor’. Outros exames também podem ser importantes hemograma (sangue) e exames radiológicos (tomografia).Como Tratar
Para tratar a doença, o médico receita o uso de antibióticos e internação hospitalar prolongada, para observação do caso clinico. Já que a meningite bacteriana necessita de um diagnóstico rápido e tratamento específico, pois sua evolução é muito aguda e este tipo de meningite, além do grande risco de vida, pode causar seqüelas neurológicas importantes.Já a meningite viral é auqela causada por vírus, normalmente o “enterovírus”. Associadas à outras doenças virais: gripes, diarréias, viroses em geral. Ou seja: aumentam os casos destas doenças, aumenta o número de casos de meningite viral. A internação, breve, é necessária quando os vômitos e a dor de cabeça são intensos. Não há necessidade de antibióticos, e também não existe risco de seqüelas ou complicações na meningite viral.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário