Dispnéia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória
Dispneia também chamada de falta de ar é um sintoma no qual a pessoa
tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração
incompleta. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em
especial na área da cardiologia e pneumologia. Exemplos são as afecções
pulmonares, as lesões no bulbo raquidiano ou as obstruções da
laringe.Essa é uma ocorrência comum em grande parte das gestações.A dispneia causa desconforto mas, no geral, não deve exigir nenhum cuidado extremo, a dispneia ou falta de ar é um sintoma no qual a pessoa sente desconforto ao respirar e, normalmente, com a sensação de respiração incompleta. Durante a gravidez, pelas alterações na fisiologia da respiração, isto é normal. Qualquer situação que leve à diminuição de aporte de oxigênio às áreas responsáveis pelo controle da respiração gera este sintoma. Pode ser por:
- Diminuição do oxigénio do ar ambiente.
- Obstrução das vias aéreas.
- Diminuição da difusão do oxigénio das vias aéreas para o sangue.
- Diminuição da capacidade do sangue transportar oxigénio.
- Diminuição da circulação do sangue
Causas
Para que se entenda melhor, é preciso saber que esta falta de ar ocorre por causa da vasodilatação, dilatação dos vasos, conforme explica a ginecologista e obstetra, Drª. Daniella S. Catellotti. “Durante a gravidez, todos os vasos ficam dilatados por causa do trabalho do coração. O trabalho elevado pode gerar falta de ar no começo da gravidez, por volta dos sete meses e perto do parto pela compressão pulmonar”.Riscos
Para se ter uma ideia, até 60% das grávidas que não possuem doença pulmonar tem dispneia. “Não podemos dizer que todas as gestantes têm esta falta de ar, porém, a grande maioria sente. Isto está relacionado a diversos fatores fisiológicos da própria pessoa”, diz a Drª. Daniella.Vale lembrar que, geralmente, a dispneia não gera nenhuma restrição às atividades da gestante, inclusive física. “Para diminuir a dispneia, a gestante precisa apenas se preocupar em manter atividades físicas a partir do terceiro mês de gestação e escolher uma posição confortável na hora de deitar na cama”, informa a Dra, Daniella.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário