Quem está na escola ou em época de vestibular, sem sombra de dúvidas, uma hora irá dar de cara, na matéria de química, com os sais e sua nomenclatura.
Para começar, uma definição de sal. Sal é todo composto químico que se origina de uma reação entre uma base com um ácido, um metal e um ácido ou um óxido base com um óxido ácido, e que podem ter de neutralização total ou parcial.
Um sal, quando em contato com a água se dissocia em um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
O sal, geralmente, tem a forma de cristais, além de possuírem um alto ponto de fusão. Se dissolvidos em água conduzem eletricidade, já que seus íons passam a funcionar como eletrólitos. Em sua fórmula química primeiramente é representado o cátion para depois o ânion.
leia mais
O sal mais comum é o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha.Os nomes dos sais são formados pelos sufixos vindos do ácido que originou o nome do sal, desta maneira:
Sufixo do Ácido:
1° -idrico
2° -ico
3°-oso
Sufixo do Ânion;
1°-eto
2°-ato
3°-ito
Então o nem do sal será primeiro o nome do ânion e depois o nome do cátion.
KCL
Este elemento é formado pelo cátion K (potássio) e pelo ácido clorídrico. Quando o sufixo do ácido termina em idrico, troca-se pelo sufixo do ânion eto, formando o elemento salino cloreto de potássio.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário