Modernismo no Brasil


Tudo começou com uma Semana em que os grandes intelectuais da década de 20 resolveram se unir em prol de uma arte mais livre e mais brasileira. Pronto…nesta reunião de jovens e bons amigos que amavam a cultura, nascia o Movimento Modernista no Brasil.

A SEMANA 22

O modernismo brasileiro foi um vasto movimento cultural que ecoou fortemente sobre a cena artística e por toda a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, principalmente no que diz respeito a literatura e ao movimento das artes plástica.

COMEÇOU

Foi em 1920 que esta explosão cultural se iniciou e o seu foco foi a absorção de tendências culturais e artísticas lançadas na Europa à época da I Guerra Mundial.
Eles se inspiraram no Cubismo e no Futurismo para tentar inserir algo novo nas artes brasileiras.
 NASCE O MODERNO
Foi na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, que foi gerado o Modernismo no Brasil.
Porém, nem todo mundo que compareceu ao evento podia ser chamado de modernista. O que o movimento desejou mesmo foi expressar uma grande liberdade de estilo e aproximação com a linguagem falada.

MOMENTOS

O Modernismo se divide em três momentos.
A primeira foi marcada pelo radicalismo e queria romper com todas as outras influências. A segunda foi mais tranqüila e que formou grandes romancistas e poetas.
E por último foi a terceira esta também chamada de Pós-Modernismo.

OS ARTISTAS

Anita Mafflati, Di Cavalcanti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Villa Lobos, Gulherme de Almeida, Ribeiro Couto, e muitos outros que deram a sua colaboração artística para a memorável Semana 22 e Modernismo brasileiro.
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão