Todo cuidado é bem vindo para que nada de mal venha a acontecer. (Reprodução)
Nos primeiros anos de vida as crianças tem uma tendência de levar tudo o que conseguem pegar à boca e isto leva as crianças a correrem o sério risco de engolirem todo tipo de objeto.
Muitas vezes esses objetos passam pelo trato digestivo e são eliminados através das fezes, mas outras vezes infelizmente ficam trancados dentro da criança e causam infecções graves ou até perfurações que podem levar ao óbito da criança.
Sempre Alerta!
Por tudo isso devemos ficar atentos e evitar deixar objetos pequenos ao alcance dos pequenos. Por exemplo, muitas crianças engolem imãs que fazem parte de seus brinquedos ou itens domésticos. O perigo é que a ingestão de ímãs pode obstruir a parede do intestino, pois os imãs são atraídos um pelo outro, causando bloqueio intestinal, o que leva a uma infecção no trato digestivo, que se for grave provocaria uma necessidade imediata de cirurgia, para evitar o agravamento do quadro.Os pais ou responsáveis devem levar a criança ao médico e fazer a solicitação de uma radiografia simples abdominal, para se ter certeza da quantidade de imãs e se estão se agrupando ou se deslocando.
Outras Situações
Já em outras situações poderá acontecer da criança engolir uma moeda e ela passar pelo esôfago e chegar ao estômago, progredindo pelo tubo digestivo, sendo eliminada, sem provocar dor ou outros sintomas. Mas se há a suspeita de que a criança engoliu uma moeda, pode ser realizado um exame de Raio-X , identificando o objeto no tubo digestivo.Se não há sintomas de agravamento do quadro da criança, o pediatra poderá optar por esperar 24 horas para realizar novo exame e ver se a moeda se movimentou em direção ao estômago e intestino. Quando um objeto consegue passar pelo esôfago e chegar até o estômago, a grande probabilidade é de que ele seja eliminado. Masse a moeda não se mover ou houver agravamento do quadro clínico da criança, poderá ser necessária a endoscopia para a retirada.
Por tudo isso aqui citado se perceber que seu filho ingeriu um corpo estranho, leve-o imediatamente ao hospital. O médico fará uma análise clínica e pedirá um raio-X da região do tórax e do abdômen, para localizar o objeto no organismo. Se o material estiver no esôfago, precisará ser retirado por meio da endoscopia, para que a criança consiga voltar a engolir.
Dica Ideal
Entretanto o ideal é esperar de 6 a 8 horas de jejum antes do procedimento médico, para evitar engasgos e facilitar a visualização do objeto. A exceção é quando a criança engoliu bateria alcalina, presente em brinquedos eletrônicos. A retirada deve ser imediata, porque, em 2 horas, a bateria alcalina pode provocar queimaduras. O efeito é semelhante ao da soda cáusticaOutro grande problema são os alfinetes, clipes, entre outros objetos, que podem seguir o caminho da via respiratória. Se isto acontecer a criança vai respirar com dificuldade. A procura por socorro médico imediato é fundamental. Pois será necessário desobstruir, por meio de cirurgia, a traqueia e brônquios, para evitar a morte por asfixia.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário