A incapacidade desenvolvida pelo organismo de digerir e absorver bem a lactose, substância presente no leite e em outros alimentos de origem animal, é conhecida como intolerância a lactose, que é resultado da ausência de uma enzima, a lactase, responsável pela absorção e decomposição da lactose. A depender do grau de intolerância ou ainda da quantidade de lactase produzida pela pessoa, a ingestão de leite e derivados pode causar gases, dores abominais fortes, cãibras, diarréia, cólicas, náuseas, vômitos, retenção de água no intestino e muito mais.
Como sabemos, o leite e outros alimentos derivados dele constituem uma importante fonte de nutrientes para o nosso corpo, e a falta deles pode ocasionar diversas doenças, especialmente as que surgem em decorrência da falta de cálcio no organismo. Os sintomas da intolerância a lactose variam de acordo com o organismo de cada pessoa e com a intensidade da intolerância, que determina a quantidade de lactose que o individuo poderá ingerir sem a manifestação dos sintomas.
Infelizmente, ainda não há um tratamento eficaz que induza, de forma permanente, a produção de lactose pelo organismo. A principal intervenção clinica consiste em reduzir traçar uma dieta que elimine parcialmente a lactose da vida da pessoa, indicando quantidades que podem ser ingeridas diariamente.
Entretanto, não é sempre que a intolerância a lactose restringe o consume de leite e derivados, pois como já foi mencionado anteriormente, a sintomatologia varia em cada caso. Alguns médicos prescrevem a utilização da enzima lactase em gotas, que é colocada no leite aproximadamente 24 horas antes do consumo, para que assim a lactose seja digerida e não cause reações no organismo.
Todavia, quem possui intolerância a lactose, deverá consumir, principalmente, alimentos como vegetais de cor verde-escura. Confira algumas sugestões: Brócolis, couve, agrião, mostarda, além de repolho, nabo e peixes de ossos moles como o salmão e sardinha, mariscos e camarão, com o objetivo de suprir os déficits nutricionais resultantes da falta dos minerais presentes no leite e derivados.
Brasileirão 2014
Tabela gerada por Central Brasileirão
0 comentários:
Postar um comentário