Como Acontece um Terremoto

Nem todos os terremotos conseguem ser previstos, mas existem setores específicos que tentam minimizar seus estragos.Nem todos os terremotos conseguem ser previstos, mas existem setores específicos que tentam minimizar seus estragos.















Esse fato ocorre com vibração intensa e passageira pelo território terrestre sendo resultado de diversos fatores. É basicamente um movimento alterado de um terreno e acaba ocorrendo sua ruptura que causa uma pane ou falha sísmica.
Basicamente é iniciado principalmente pelo encontro de placas tectônicas opostas, nas quais produzem o excesso de pressão e descarga de toda energia fazendo assim nascerem os tremores, que caracterizam os terremotos.
Como ocorre?
Devido aos movimentos dessas placas tectônicas, ocorrem modificações nas formas de densidade das camadas rochosas, onde afeta e proporciona o rompimento das camadas e a flutuação no campo magnético. Seria mais ou menos se o nosso planeta fosse comparado a um ovo, onde o seu núcleo tem um liquido e acaba se mexendo. Ao ser alterado constantemente quando você não o deixa parado, ocorre o abalo. São classificados como superficiais, que  ocorre entre a superfície ate  70 km de profundidade, intermediários que vai de 70 km até 350 km de profundidade, os profundos que vão de 350 km ate 670 km, e os super profundos; nos quais são raros e ocorrem acima de 700 km de profundidade.
O local onde ocorre este encontro é chamado de hipocentro e epicentro é o ponto da superfície terrestre, fazendo assim que a magnitude de energia liberada possa ser medida em uma escala  chamada Escala Richter. As conseqüências e efeitos causados pelos terremotos são as da destruição de diversas ruas, estradas e casas; podendo levar risco de morte aos habitantes onde a magnitude passa causando bastante destruição.
Os terremotos causam destruição ímpar na cidade por onde passam.
Os terremotos causam destruição ímpar na cidade por onde passam.
São também divididos em fases de inicio original ou de forma induzida.

Origem Induzida

É originada por uma ação direta ou indireta pelo próprio homem, muitas vezes devido a emissão de gases na atmosfera, extração de minerais e combustíveis, grandes explosões para construção de grandes empreendimentos. Ou seja, são fatores que o próprio ser humano realiza em um piscar de olhos e quando gerada, pode ser influente em diferentes terremotos e ataques no próprio meio ambiente.

Formação Natural

Chamados de sismos tectônicos, e é causado e relacionado a natureza da terra com toda a força desta placa que é aplicada na litosfera que é a camada sólida que cobre toda superfície terrestre, causando seu deslizamento constante sobre a astenosfera (Zona de manto) até o núcleo. Todo este fenômeno ocorre devido a energia liberada através de ondas que são propagadas pela superfície e causa ruptura no comportamento solido.
Também podem ser causadas devido a ataque sísmicas originados por erupções vulcânicas, mais chamado de vulcanismo. Causam pressão que ascende a superfície, afundando ainda mais e proporcionando o deslizamento das correntes rochosas.

Maiores Terremotos
Em Maio de 1960, o mundo viu um dos maiores terremotos terrestre com magnitude de 9.5 graus, no Chile. Um Terremoto atingiu a cidade causando uma das maiores tragédias que o mundo já viu. Mais de 3 mil pessoas ficaram feridas, 1.655 mil pessoas vieram a falecer e quase 2 milhões de famílias ficaram desabrigadas. O País entrou em crise, e acabou ficando com uma media de US$ 500 milhões de prejuízo.
Terremoto no Chile foi um dos mais agressivos já registrado.
Terremoto no Chile foi um dos mais agressivos já registrado.
Em 2010 o país sofreu outra vez. Com 8.8 graus de magnitude, onde este terremoto causou a morte de 521 pessoas, deixou 13 mil feridos, 850 mil pessoas sem suas casas, e deixou mais de 4 mil escolas, e 79 hospitais totalmente danificados.
Em 1964, um terremoto de 9.2 graus de magnitude atacou a cidade Prince Willian, cidade localizada no Alaska resultou em um grandioso tsunami devido ao terremoto e trouxe a morte de 128 pessoas, nas quais deixou 29 pessoas feridas.
Estas foram as maiores escalas registradas deste 1900, e de lá pra cá alguns países sofrem com terremotos pequenos e com bastante freqüência. Japão, Estados Unidos e alguns países do oriente médio vivem com terremotos e tremores pequenos com freqüência, nas quais proporcionam mudanças radicais no modo de viver em sua população.
As vezes, parece que tudo é uma maquete e a destruição apenas uma montagem e não um cenário real.
As vezes, parece que tudo é uma maquete e a destruição apenas uma montagem e não um cenário real.
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:
,

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão