Como tratar a pele no frio

Como tratar a pele no frioA pele é a parte que mais sente com mudanças bruscas de temperatura. Por isso, saiba como ter alguns cuidados essenciais. (Foto: Shutterstock)
Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo e definitivamente é o primeiro que sente quando alguma coisa está acontecendo de errado com o nosso organismo. Nossa pele possui receptores que detectam alterações com relação a temperatura externa e com base nisso, acaba respondendo de alguma maneira, em forma de suor ou de piloereção, ou seja, quando os pêlos se elevam frente a uma temperatura baixa.
A pele reflete diversas alterações que ocorrem com nosso corpo e acaba sofrendo com isso. Se exposta à raios ultravioletas por muito tempo, a pele acaba ficando avermelhada e respondendo com a descamação. Já quando estamos no inverno, nossa pele tende a sofrer rachaduras devido ao ressecamento da mesma. Frente a situações assim, é preciso saber como tratar a pele no frio, para evitar possíveis consequências.

O frio e a pele

Frente a um tempo frio, nossa pele se manifesta com o ressecamento, apresentando rachaduras. Mas, por que isso acontece? Com o tempo frio, nossa pele acaba eliminando óleos naturais, resultado de banhos e o uso excessivo de esponjas e de sabonete. A exposição a agentes como sabonete, sabões e tipos de desinfetantes acabam eliminando os óleos naturais da pele, componentes esses que mantém nossa pele hidratada. A nossa pele durante o inverno perde muita água, isso acontece devido a alta exposição aos ventos frios e secos, que literalmente “sugam” a água da pele.
Todo esse processo é refletido em uma pele rachada, rachaduras essas que aparecem mais nas solas dos pés, calcanhares, cotovelos, entre os dedos e no rosto, local que está sempre descoberto e recebe mais impacto dos ventos frios de inverno.

Cuidados ideais  com a pele

Alguns cuidados com a pele são imprescindíveis para evitar o aparecimento de rachaduras e outros problemas de pele. Durante o frio principalmente, nossa pele acaba sofrendo mais com o ressecamento, ficando mais propícia ao aparecimento de alterações dermatológicas.
Cuidados essenciais com a pele no frio
  • O uso de hidratantes corporais são imprescindíveis na hora de cuidar da pele, pois devolvem a hidratação perdida durante o banho. (Foto: Shutterstock)
    Tome banhos mornos e mais rápidos do que o normal. Procure utilizar pouco sabonete e evite o uso de buchas ou esponjas.
  • Ao terminar o banho, a pele deverá ser seca com toalha absorvente e não deve ser esfregada contra a pele, pois isso retira toda a hidratação restante na pele.
  • Procure sempre usar camisetas ou camisas de algodão abaixo de malhas de lã. A lã em contato direto com a pele pode causar irritações.
  • Use sempre cremes hidratantes, principalmente após o banho. Isso faz com que parte da água perdida através da pele, seja reposta.
Com todos esses cuidados sua pele irá ficar mais hidratada e sofrerá menos com o tempo seco ou frio. Evite rachaduras que podem se transformar em marcas eternas, procure sempre se hidratar com cremes hidratantes e ingerindo bastante água.
Deixe seu Comentario:
Sem comentarios »
Categorias:
,

0 comentários:

Postar um comentário

Brasileirão 2014

Tabela gerada por Central Brasileirão